Uma das atrações que podem ser prestigiadas em comemoração ao aniversário de Florianópolis é a exposição “Ingleses Cantos e Encantos”, que revela em aquarelas (sobre papel 100% algodão) as belezas naturais do bairro do norte da Ilha e o cotidiano dos seus pescadores. As 70 obras foram produzidas pelo coletivo Arteiras de Gaia, formado pelas aquarelistas Bárbara Godeny, Dulce Penna, Roberta Viotti e Gláucia Deboni (in memoriam). Algumas obras são acompanhadas por poesias de diversos autores.
A iniciativa é um dos projetos desenvolvidos pelo Centro de Inovação Albatroz, localizado no bairro Ingleses, onde ocorre a exposição. As visitas são abertas ao público de segunda a sexta, das 14h às 17h(exceto feriados). Excepcionalmente no dia 23 de março estará em funcionamento. Neste mesmo dia será lançado um vídeo para comemorar o aniversário da cidade, com imagens das aquarelas e depoimentos. O material estará disponível no instagram da arteirasdegaia e do albatroz.inovacao.
Nas próximas semanas, a vernissage estará disponível para visitação de alunos das escolas públicas da região, com o objetivo de desenvolverem atividades multidisciplinares a partir das pinturas e textos.
Para criar a exposição, as aquarelistas se embasaram em pesquisas e visitas ao bairro e praia, conhecendo também os barracões dos pescadores e o Centro de Visitação Arqueológica Submarina (PAS). “Queremos mostrar, através da arte, esse nosso amor pela natureza, pela amizade e pela alegria de viver”, afirma Bárbara.
Marcio Silvado, CEO do Centro Albatroz, explica que a ideia é levar a mostra para outros locais de Florianópolis a partir de junho. “Queremos que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer o trabalho das artistas e as belezas do nosso bairro”, explica. As Arteiras de Gaia se destacam por serem uma startup artística e cultural, modelo inovador nesse mercado. O objetivo é expandir a abrangência das obras para as áreas da educação, decoração, moda e arte digital.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar