Exposição gratuita reúne 63 fotógrafos e presta homenagem ao Dia Mundial da Fotografia

Exposição gratuita reúne 63 fotógrafos e presta homenagem ao Dia Mundial da Fotografia

Para celebrar uma das invenções mais criativas da humanidade e que é usada por muita gente mundo afora, o Espaço Cultural Câmera Criativa promove a mostra coletiva gratuita intitulada “Fotografia - O lápis da natureza”, em Florianópolis. A visitação da exposição, que conta com 63 fotógrafos e 120 fotografias, começa na segunda-feira, 16 de agosto. Ela presta uma homenagem ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto.

De acordo com Radilson Carlos Gomes, que é um dos idealizadores do espaço, artistas e fotógrafos profissionais e amadores participam da mostra coletiva. Todos são atuais ou ex-alunos da Câmera Criativa – Escola de Fotografia e Arte.

Gomes explica que nos registros podem ser observados os olhares diferenciados de cada participante de acordo com as jornadas fotográficas, identidades e experiências de vida.

“São caminhadas firmes na direção do aprimoramento da linguagem que alcança cada vez mais o caráter democrático/universal que lhe é característico, dominando seus segredos e seus códigos, estes fotógrafos continuam a brindar a humanidade com seus clicks, carregados de emoções e singularidades”, destaca um dos organizadores da mostra.

A mostra coletiva, que recebe o nome de “O lápis da natureza”, presta uma homenagem para o cientista e erudito inglês com múltiplos interesses, William Henry Fox-Talbot (1800-1877). Considerado um dos primeiros fotógrafos e responsável pela popularização da fotografia, Fox-Talbot é o criador do processo da calotipia para a obtenção de imagens negativas reproduzíveis.

O espaço expositivo fica anexo a Câmera Criativa, que está no charmoso casarão da família Brüggemann, um dos prédios mais lindos no entorno da Praça Getúlio Vargas, no Centro na Capital de Santa Catarina.

Durante a visita o uso de máscara é obrigatório e no espaço disponibiliza álcool em gel para os visitantes. A mostra coletiva fica em cartaz até 4 de setembro de 2021.




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar