Espetáculo ao vivo

Espetáculo ao vivo

As atrizes Loren Fischer e Monica Siedler mergulham no universo infantil e revisitam os tempos curiosos, de surpresas e incríveis descobertas das crianças nos seus mundos. Peça será exibida ao vivo neste sábado (29), às 16h, no canal do Projeto ensaio para algo que não sabemos no YouTube

Tudo vira brincadeira, talvez um enigma a ser decifrado. Perguntas não faltam, afinal, os segredos do mundo são inúmeros e não cabem nos pequeninos dedos das mãos, nem dos pés. Sábia são as crianças que mantêm a curiosidade aflorada, pois se rendem facinho ao que seus olhos percebem envolta e a imaginação leva longe.

Mas, o que é ser criança? A partir desta pergunta a atriz e arte-educadora Loren Fischer e a artista Monica Siedler desenrolaram todo um repertório de histórias, brincadeiras e sensações para montar o espetáculo "Para Criar e Contar histórias", com estreia ao vivo neste sábado (29), às 16h, no canal do Projeto Ensaio para Algo que não sabemos no YouTube. A participação é gratuita.

"Trazemos reflexões sobre o ser criança e sobre a possibilidade de manter sempre viva em nós - adultas/os/es - a criança que já fomos um dia. O trabalho, inicialmente feito para ser apresentado presencialmente, foi totalmente adaptado para o modo remoto. Neste processo de adaptação nos lançamos numa experiência muito nova e diferente para nós: trabalhar juntas, porém à distância", explica a dupla.

Desafiador e ao mesmo tempo encantador, o processo de remontagem do trabalho fez com que as artistas voltassem décadas atrás, no espaço/tempo da tenra idade. Ativassem a coragem de desbravar o território virtual, tão diferente da materialidade do palco, da relação do corpo em cena, do artista com a plateia. Na peça, cada atriz performa da tela/janela de sua casa, à distância uma da outra. É o possível a fazer neste momento ainda de pandemia, assunto que será abordado também no roteiro da peça.   

"Com o contexto da pandemia, acrescentamos ainda historinhas que trazem a temática do vazio e sobre o desaparecer. Desta forma, acreditamos estar contribuindo para que as crianças possam compreender melhor o momento do isolamento social e de todas as mudanças que a pandemia imprimiu no nosso cotidiano. Como deixar de ir à escola, não ter mais contato presencial com amigas e amigos", contam.

"Para Criar e Contar Histórias" é direcionado ao público infantil, mas pode ser assistido por pessoas adultas. Segundo as atrizes, "todas/os/es temos uma criança interior que, ainda que esteja adormecida, pode sempre ser convidada a nos habitar e nos fazer ver a vida de forma mais leve, divertida e encantadora". 

O espetáculo infantil integra o Projeto "ensaio para algo que não sabemos - por uma poética da existência" idealizado pelas artistas Daniela Alves e Karina Collaço. É uma ação de continuidade que tem como propósito incentivar a pesquisa, a formação, a difusão e a produção em dança no estado de Santa Catarina. O projeto dialoga com a potencialidade de ações que visam o compartilhamento de processos artísticos por uma perspectiva da coletividade, compreendendo o corpo como o principal veículo de produção de conhecimento, sentido e significado. 

A programação é composta por uma série de atividades formativas – espetáculo, oficinas, residências, performance, mostra de processo, videoarte e bate-papo – que foram planejadas para serem realizadas mensalmente e idealizadas para contemplarem diferentes faixas etárias. 

"Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes - Edição 2019"




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar