Os consumidores buscam cada vez mais boas experiências e estão dispostos a pagar por isso. Seja em um restaurante, na empresa ou em uma loja, os negócios estão se reinventando para entregar momentos, e não só produtos. Esse é um diferencial que muitos empresários ainda não enxergam, mas os consumidores já classificaram como um fator determinante para a decisão de compra.
O Customer Experience (CX) é uma alta prioridade para 57% das empresas, segundo pesquisa global realizada pela Deloitte, que também mostra que, na prática, 86% dos compradores pagam a mais por uma boa experiência. Cada setor tem um público e a marca precisa conhecer o seu nicho de atuação para ser assertivo na ação.
As possíveis vivências positivas com uma empresa podem potencializar os níveis de lealdade para 70% dos clientes, já para 65% é o suficiente para que um serviço ou produto seja recomendado. E quem não quer que o seu negócio seja positivo para outras pessoas?
A designer de interiores Caroline Von Jelita explica que não tem muito mistério, mas precisa de estudo para entender o público e entregar exatamente a experiência que ele espera. O comportamento dos seus consumidores fala por si só, por isso observar o quê e como eles consomem, é primordial para traçar uma estratégia.
“Sabemos que adquirir um novo cliente pode custar em média 5 a 25 vezes mais do que manter um já existente, por isso é clara a necessidade de investir em uma experiência para o consumidor”, relata a designer, que estudou sobre estratégias que envolvem marcas, vendas, storytelling, marketing e técnicas e tendências de decoração e ambientes, e conta que hoje podemos conquistar o cliente com um bom ambiente, cenários, produtos e embalagens com o famoso recurso “instagramável”.
O instagramável é algo que tenha apelo estético e visual, tem uma boa apresentação, cria um desejo no consumidor e é aquele forte candidato a aparecer no seu feed do Instagram. Os produtos não precisam mais ser tocados, bastam ser apreciados. Eles precisam despertar desejo, provocar curiosidade, render boas fotos e claro, entregar uma boa experiência. Tudo isso é mídia espontânea, a famosa propaganda gratuita, que vai ajudar a consolidar a marca.
Caroline Von Jelita conta que podemos transformar embalagens e ambientes em cenários, mas devem ser criativos, produzidos, acessíveis e ser “fora da caixa”, criando algo inusitado e diferente. “Precisamos criar uma conexão com o consumidor e transmitir as ideias da marca causando entusiasmo e o desejo de compartilhar a experiência”, finaliza a designer.
Investir em espaços e embalagens instagramáveis tornou-se uma realidade para o mercado, mas muitos setores ainda estão se adaptando e aprendendo. Os empresários devem ter em mente que é realmente um investimento e trará retorno em todos os sentidos para a sua marca. O estudo de imagem, marketing e decoração deve ser aplicado para proporcionar uma grande experiência.
Crédito da foto: Maiana Perdomo.
Autor(a): Rosiley Souza
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