A gordura saturada é contraindicada para a saúde cardiovascular? O sal é o verdadeiro inimigo da pressão alta? Proteínas devem ser consumidas com moderação para a manutenção da saúde renal? Carboidratos são mesmo imprescindíveis antes de treinos intensos? Estas são algumas das muitas perguntas que serão respondidas ao longo da programação do Brasil Low Carb – Floripa 2021, evento que debate as evidências científicas acerca da estratégia alimentar Low Carb e que chega à sua segunda edição no próximo fim de semana, nos dias 19 e 20 de novembro, na capital catarinense.
Anunciada inicialmente para 2020 e agora adaptada para atender à risca todos os protocolos sanitários exigidos pelos órgãos competentes, esta edição do evento será dividida em dois momentos: um dia dedicado a workshops, na sexta-feira (19), tendo como local o Hotel Intercity Portofino Florianópolis; e um sábado (20) com uma extensa programação de palestras na ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia. “O evento deste ano é a materialização de um grande sonho: reunir profissionais de diferentes áreas para embasar – com o mais alto nível de evidências científicas – esta discussão sobre saúde e alimentação, que vai muito além da questão do peso, impactando a nossa saúde como um todo e até mesmo o ambiente”, explica a idealizadora Mariana Bastian.
Para a sexta-feira, os workshops podem ser adquiridos de forma avulsa – sem a necessidade de adquirir o evento completo; para o sábado, um ticket único e limitado para até 250 pessoas, que poderão assistir presencialmente às palestras de renomados profissionais da saúde. Para as palestras do sábado também há a opção de adquirir a transmissão on-line.
Aprendendo na prática
Abrindo a agenda de workshops, às 8h desta sexta-feira, o especialista em Nutrição Esportiva André Burgos e a nutricionista Letícia Moreira comandam o workshop “Atletas lowCarb”; a cientista de alimentos Sarita Fontana ajudará os inscritos a interpretar os produtos alimentícios no workshop “Decifrando rótulos”; já a coach e culinarista “Jhana Low Carb” vai pilotar um workshop de gastronomia.
Muito conteúdo com 13 renomados profissionais da saúde
A programação de palestras no sábado irá reunir um imponente time de profissionais da saúde, entre médicos, nutricionistas e educadores físicos, para aprofundar na dieta low carb, hábitos alimentares e doenças crônicas. No período da manhã, o cardiologista Fernando Graça Aranha, diretor técnico do Hospital SOS Cardio, explora o tema “Perdendo o medo de comer gordura”; o médico especialista no aparelho digestivo Carlos Bastian explana sobre a resistência à insulina e a esteatose hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado; já a nutricionista Patrícia Ayres, com a palestra “Comer para Nutrir”, aborda o papel da alimentação na construção da saúde física, emocional e mental.
Ainda na manhã de sábado, um dos nomes mais aguardados no evento: o cardiologista inglês Aseem Malhotra, pela primeira vez em Santa Catarina, o responsável por tornar a redução do consumo de açúcar uma prioridade na saúde pública do Reino Unido, onde desde 2015 atua como conselheiro do serviço de saúde. Em sua palestra o médico britânico irá responder a seguinte pergunta: “as campanhas difundindo a redução do colesterol falharam no controle das doenças cardiovasculares?”. O médico José Carlos Souto, Presidente da Associação Brasileira LowCarb e pioneiro na difusão e embasamento da estratégia alimentar low carb no Brasil, também está confirmado.
Para completar a maratona de conhecimento no dia 20/11, outros importantes médicos foram anunciados: o especialista em Nutrologia e Medicina Preventiva Vitor Azzini; o psiquiatra Régis Chachamovich, explorando a ainda pouco difundida Psiquiatra Nutricional; e José Neto, nefrologista mineiro que fará uma análise baseada em evidências sobre a polêmica relação Proteínas e Rins. Dos EUA, participando de forma on-line, Shawn Baker (grande referência em dieta carnívora) e o Dr Robert Cywes. Enaltecendo a pluralidade de olhares acerca da saúde, do especialista em musculação Felipe Piacesi e o Doutor em Desenvolvimento Comunitário e ativista socioambiental Eurico Vianna.
Além das palestras, como ponto alto do evento, o Brasil Low Carb – Floripa 2021 promete muito networking, gastronomia e experiência. “O evento é para todos que buscam atualização constante em saúde: médicos, nutricionistas, educadores físicos, estudantes e a todos os entusiastas da revolução na Saúde através da alimentação”, explica a organizadora e idealizadora do projeto, Mariana Bastian.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar