Ponto turístico e uma das regiões mais históricas de Florianópolis, a Freguesia do Ribeirão da Ilha será palco do Festival Lanterna Mágica de Cinemapelo terceiro ano consecutivo. O evento, que reúne cinema, atrações culturais, feirinha, oficinas e exposições ocorre entre os dias 12 e 15 de dezembro, na Praça Hermínio Silva, em frente à Igreja Nossa Senhora da Lapa. Todos os filmes exibidos nos quatro dias de evento são dirigidos por mulheres: haverá mostra infantojuvenil, rodas de conversa e a tradicional mostra de cinema. Ao todo, serão sete mostras, mais de 30 filmes e 15 convidados nas cinco rodas de conversa. A programação completa pode ser conferida no Instagram @festivallanternamagica.
Nesta edição, o Festival anuncia parceria inédita com o Telecine. O canal, que desenvolve o projeto Mulheres Fazem Cinema, se identificou com a proposta do Festival de exibir filmes dirigidos por mulheres e vai trazer a diretora Carla Camurati, que será homenageada no evento, e duas oficinas promovidas pela pesquisadora e professora de Cinema Ally Collaço. Outra novidade deste ano é a Homenagem Kika de Cinema, que vai celebrar as contribuições de duas mulheres ao cinema: Carla Camurati, diretora fundamental na retomada do cinema nacional na década de 1990, e a catarinense Maria Emília de Azevedo.
“Estamos muito felizes de contar com apoios tão importantes nesta edição, além de presenças ilustres como a da crítica de cinema Yasmine Evaristo, Minom Pinho, diretora-geral do Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM), que prestou consultoria, e Cris Siqueira, criadora de conteúdo sobre entretenimento e cultura pop desde 2011, que integra a nossa equipe”, diz a diretora criativa Fernanda Ozório.
Confira alguns destaques da programação:
O evento começa na quinta (12), com oficina de Stop Motion para iniciantes com Podreira Frames, a partir das 14h. Às 15h30, tem Mostra Infantojuvenil em parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. “Como uma pesquisa vira filme?” é o tema da roda de conversa, com mediação de Cris Siqueira. E a mostra de cinema abre com exibição de Kika e o Filme Perdido, curta de animação de Fernanda Ozório, entrega da Homenagem Kika de Cinema a Maria Emília de Azevedo, com exibição de seu filme Porto Príncipe, entre outros.
Na sexta-feira (13), às 18h, a roda de conversa com Fernanda Ozório e Cris Siqueira traz o tema “O cinema nas redes sociais”. À noite, destaque para exibição do documentário Pastrana, de Gabriel Motta e Melissa Brogni.
O fim de semana terá atrações culturais e feira artesanal, gastronômica e literária no sábado e no domingo, além das exposições "KIKA de Cinema", de Bell Bellucci, e "Caras Catarinas", de Blenda Trindade. Outro destaque da programação paralela é que a Escola de Vela Ribeirão da Ilha vai sortear quatro passeios de veleiro (até duas pessoas por passeio). As saídas serão no domingo à tarde na prainha da Freguesia do Ribeirão, bem pertinho do local do Festival. Os sorteios ocorrerão pelas redes sociais do Festival. Além disso, durante o fim de semana a Escola oferecerá passeios pagos, saindo do mesmo local.
No sábado (14), a roda de conversa terá participação de Carla Camurati, que também será a homenageada da noite com a Homenagem Kika de Cinema e exibição de seus filmes A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal e Carlota Joaquina - Princesa do Brazil. Haverá ainda a oficina de Ally Collaço "A madame tem desejos, uma iniciação cinematográfica para mulheres", a partir da filmografia de Alice Guy. O evento encerra com show de Dandara Manoela a partir das 21h.
Já no domingo, a roda de conversa e a mostra de cinema começam mais cedo, às 16h e 17h, respectivamente. A conversa terá o tema “Cinema de Fantasia Brasileiro”, com participação de Val Dobler, Janaina Trasel Martins e Yasmine Evaristo. Depois, destaque para os filmes Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Meirelles, e A Cabeça e o Corpo, de Val Dobler e Mirian Miranda. O encerramento, a partir das 18h, fica com Banda da Lapa e cortejo com Filhas e Filhes de Eva.
A terceira edição do Festival Lanterna Mágica de Cinema é um projeto selecionado pelo Edital Prêmio Catarinense de Cinema - Edição Especial Lei Paulo Gustavo - 2023, executado com recursos do Governo Federal e do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar