A busca por iniciativas de sustentabilidade e inovação levou duas das mais importantes marcas do varejo de alto padrão no país - Todeschini e Portobello Shop - a se tornarem referência nacional em eficiência energética, conforto e bem-estar aos usuários. A VA Casa na Praia, loja da Todeschini na Praia Brava (Itajaí/SC), e a Portobello Shop Jardim Social (Curitiba/PR) estão entre os projetos mais sustentáveis do varejo global ao conquistarem o mais alto nível de certificação - LEED Platinum - graças a iniciativas inovadoras que unem design, redução significativa de custos de operação (água e energia) e conforto.
Os cases foram apresentados por Rafael Nowascky, CEO do VA Casa na Praia, e Luis Caliman, Head de Inovação e Sustentabilidade da Portobello Shop, durante o Fórum Real Estate, realizado nos dias 17 e 18 de Setembro, nas cidades de Balneário Camboriú (SC) e Curitiba, World Trade Center - WTC e a Petinelli - empresa líder nacional em consultoria de engenharia para construções sustentáveis e responsável por mais da metade de projetos certificados LEED Platinum no Brasil.
Na visão dos palestrantes, mais importante do que a conquista da certificação foi o legado de sustentabilidade e a cultura de inovação que estas iniciativas estão deixando no mercado, no público consumidor e na sociedade. A VA Casa na Praia foi o primeiro projeto certificado LEED Platinum em Santa Catarina (2015) e, até 2017, detinha a maior pontuação do país. Desde então, destacou Nowascky, "ajudamos a plantar a semente do movimento de sustentabilidade e da eficiência em construções na região, não apenas no varejo".
A Portobello Shop fez de sua loja no Jardim Social, inaugurada em dezembro de 2022, um projeto-piloto que pode ser replicado em outras unidades da rede - e não apenas conquistou a certificação LEED como obteve a maior pontuação no mundo entre os projetos de varejo (89 pontos). A preocupação da empresa, que produz porcelanato há 45 anos, era desenvolver uma iniciativa robusta de sustentabilidade, que gerasse um impacto real para os negócios e a sociedade: "não vamos fazer greenwashing ou usar a certificação como uma estratégia de marketing. Ela é uma consequência de uma jornada de aprendizado sobre como é possível ser sustentável no varejo", detalhou Caliman.
“Não basta inovar, é preciso fazer funcionar. A certificação é uma promessa, quem opera é que garante a sustentabilidade", afirmou no evento Guido Petinelli, CEO e fundador da Petinelli, responsável pela consultoria de engenharia dos dois projetos. "Tanto a VA Casa na Praia quanto a Portobello Shop foram verdadeiros laboratórios, onde testamos e aprendemos muito. O design não precisa ser sacrificado em nome da sustentabilidade; pelo contrário, a autenticidade do propósito atrai as pessoas e gera resultados”.
Autor(a): Rosiley Souza
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