Carlos Eduardo Carvalho e Jaqueline Silveira lançam o livro “Na Beira do Tempo”, em cinco cidades do oeste de Santa Catarina, em dezembro

 Carlos Eduardo Carvalho e Jaqueline Silveira lançam o livro “Na Beira do Tempo”, em cinco cidades do oeste de Santa Catarina, em dezembro

 

“Na Beira do Tempo” é um livro de narrativas fotográficas e literárias, produzido pelo fotógrafo Carlos Eduardo Carvalho e pela escritora Jaqueline Silveira, com edição da Editora Humana, que será lançado em  Água Doce, Tangará, Campos Novos, Chapecó e Joaçaba, no oeste de Santa Catarina, de 10 a 14 de dezembro; já no formato on-line, o lançamento será no dia 16 do mesmo mês. A partir de fotografias e contos literários, o livro apresenta aos leitores os personagens Marlene Belotto, Carlos Eleutério, Iracema Stolffi e Nelson Still, proprietários dos bares localizados nas cidades citadas.  

 

A pesquisa, que começou em 2019, transformou-se no livro que, conforme Carlos Eduardo observa, “é uma tentativa de amarrar o tempo no poste”. Ele conta que, ao longo de cinco anos, construíram uma relação de escuta, amizade e admiração com os anfitriões desses bares. Ainda de acordo com o fotógrafo, anfitrião e bar se confundem e metaforizam a força e a fragilidade da vida. 

 

“Na Beira do Tempo nasce da nossa vivência nestes quatro bares e ele evidencia o patrimônio imaterial que se desvela na beira do balcão e na beira do tempo, que é história narrada, e por isso mesmo, infinita”, observa Jaqueline. 

 

“As rachaduras na parede se misturam às rugas e aos vincos na cara. O telhado torto reflete as costas curvadas e os seus desvios. Os ponteiros do relógio são desapontados com passos vagarosos. A matéria, de que é feita esses bares, diz sobre a geografia do lugar, mas, sobretudo, diz sobre a vida que nasce e morre ali todos os dias”, refletem os autores.  

 

O projeto prevê a distribuição de exemplares do livro para acervos públicos da mesorregião oeste e, durante os lançamentos, a publicação será comercializada. Depois, ficará à venda na Humana Sebo e Livraria, que também é a editora responsável pela publicação.     

 

A Proposta Cultural “Na Beira do Tempo” foi realizada com recursos do Governo do Estado de

Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete

Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023. 

Imagem: capa do livro "Na Beira do Tempo", de Carlos Eduardo Carvalho e Jaqueline Silveira



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar