Camila Benzedeira volta aos palcos de Florianópolis, dessa vez com Roda de Benção gratuita

Camila Benzedeira volta aos palcos de Florianópolis, dessa vez com Roda de Benção gratuita

 

Depois de lotar a primeira apresentação do espetáculo Roda de Benção, em meados de maio de 2024, no Teatro da UBRO, Camila Gomes, reconhecida como uma das mais jovens benzedeiras da Ilha da Magia, voltará a este palco na próxima terça-feira (9), para dar continuidade à temporada em cartaz e, a partir deste dia, todas as apresentações, que também acontecerão na Casa da Memória, serão gratuitas. 

 

Isso porque, o projeto foi aprovado na  Lei de Incentivo à Cultura de Florianópolis - LIC, tem o patrocínio do Faial Prime Suítes que financia as apresentações do espetáculo, o que garante a entrada gratuita para a população. Vale lembrar, no entanto, que por ser em um teatro, é necessário reservar os ingressos pelo Sympla

 

Para a continuação da temporada do “Roda de Benção”, Camila afirma que a expectativa é poder compartilhar a experiência do ofício de Benzer durante a benção coletiva. “Meu intuito é seguir no propósito de manter viva a cultura imaterial do Benzer numa perspectiva contemporânea e artística”, conta. 

 

Ela explica, ainda, que desde a infância é apaixonada por rituais e que desde muito pequena frequentava a missa e sentia a conexão com o Divino, igual a quando estava em espaços onde a natureza é abundante. 

 

Foi no caminhar pela vida, como um ser curioso com uma mente analítica, que vivenciou diversos rituais religiosos e encontrou uma métrica que se repetia com frequência. “Compreendi esse processo e passei a ritualizar enquanto Benzedeira em cada benção ofertada”, explica. De acordo com Camila, foi conectada com a natureza que ela entendeu que a ritualística tornou-se algo possível de ser compartilhado para auxiliar processos de autoconhecimento e autocuidado, para as outras pessoas.  

 

“É com esse intuito que nasce a Roda de Benção em formato de espetáculo, um monólogo que apresenta os passos  de um ritual de autoconhecimento e autocuidado guiado pela Benzedeira para o encontro com o Divino”, observa Camila. 

 

Exatamente porque o teatro é um espaço respeitável, onde a liberdade e a arte do encontro são sagrados, este é o lugar ideal para alocar a benzedeira. Além disso, é no palco que Camila pode dar voz às mulheres sagradas que carregam e propagam o Bendizer, o amor nas palavras, trazendo o saber ancestral para o contemporâneo de forma artística. 

 

Cada Roda Uma Benção

Serão seis apresentações do espetáculo, porém, é importante reforçar que cada uma será diferente da outra. Não apenas por conta dos espaços, que serão diferentes, mas também porque, conforme Camila, nenhuma Roda de Benção é a mesma. “Mudam as pessoas, muda o campo, a energia; apesar de a ritualística tender ser a mesma, a interação é única, toda vez”, afirma.

 

A direção artística de Vanessa Garcia e toda a proposta cênica foram pensadas para encantar, mas também para ir além da benção invisível com cenário, música e cenas que apresentam o ofício de benzer numa perspectiva mais artística. 

 

“Minha intenção é propagar Amor a cada benção, que as pessoas tenham a experiência de conexão com o Divino e tomem consciência de que Benzer é Dizer, fazer o bem, independente da função e ofício que executamos em nossa jornada”, observa a Benzedeira. 

 

A partir do dia 9 de julho, todo o público poderá assistir e se deixar envolver com o espetáculo “Roda de Benção”, de Camila Gomes, que estará em cartaz até outubro. Ao todo, serão mais seis apresentações, sendo três datas no Teatro da UBRO, e outras três na Casa da Memória, ambos os espaços no Centro de Florianópolis.

 

O projeto tem apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e da Prefeitura de Florianópolis e produção da MAF Economia Criativa.   

Crédito das fotos: Nilva Damian/2CKs Fotografias




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar