Nesta sexta-feira (31), às 14h, começa mais uma edição da Feincartes, feira de artesanato conhecida nacionalmente pela diversidade e qualidade dos produtos oferecidos. Além de estandes com produtos da Índia, Marrocos, Senegal, Paquistão, Peru, entre outros; e estados brasileiros como Amapá, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; o artesanato catarinense também ganhará destaque.
Centenas de artesãos de Santa Catarina, e cinco grupos de artesãos indígenas de diferentes localidades do Estado, estarão expondo seus trabalhos com matérias-primas diversas, como cerâmica, madeira, fibra de bananeira, palha de milho, vidro, tecido e metal; nas técnicas de marchetaria, entalhe, torno, cerâmica, mosaico, tecelagem, costura e montagem. A curadoria de um dos grupos foi feita por Fabiana Lopes Ribeiro, secretária do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária (CEAES). “Selecionamos 13 artesãos individuais e dois grupos, totalizando mais de 50 expositores. Igualmente ao ano anterior, quando também marcamos presença, temos certeza que a participação nesta edição irá fomentar ainda mais o artesanato local, promover boas vendas e também o intercâmbio com artistas de outras localidades brasileiras e do mundo”, relata Fabiana.
Quem também confirmou presença na Feincartes deste ano foram os artesãos do Vale Europeu. Trabalhos de 70 artesãos criativos de nove municípios de Santa Catarina, que participaram do Programa Desenvolvimento para o Artesanato Ouro, resultado da parceria entre o CIMVI – Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, o Sebrae/SC e as prefeituras de Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, serão lançados na Feira. São mais de 300 novos produtos que compõem mais de 60 novas coleções inspiradas em temas da história, cultura e paisagens da região. “Iniciado em abril de 2023 e composto de oficinas presenciais e online, estudos e pesquisas, trocas coletivas e consultorias individuais, esse programa, que levou 12 meses para ser executado, mostrará seus resultados em estande exclusivo na Feincartes”, comenta a diretora de Turismo do CIMVI, Arlete Regilene Scoz.
A diversidade cultural de Mafra também estará representada com peças diferenciadas que remetem à cultura dos imigrantes colonizadores, às paisagens do interior e da cidade, fauna e flora. A identidade mafrense estará exposta em peças em madeira, pintura de bauermalerei, produtos de cera de abelha, utensílios, peças decorativas criadas à base de lã de carneiro e bordados, e a arte em palha da renomada Doralice Horn, que também estará comandando oficinas na Feira.
A abertura oficial da 10ª Feincartes acontecerá às 16h, com a presença dos artesãos expositores, imprensa e autoridades, no MC Centro de Eventos (anexo ao MundoCar Mais Shopping), em São José. Além dos mais de 20 mil produtos de artesanato, decoração, joias e moda típica, haverá oficinas de artesanato gratuitas, com inscrições no local, e a Praça dos Mestres, onde o público poderá acompanhar grandes nomes do artesanato trabalhando ao vivo.
E como a organização do evento não está alheia à tragédia que afeta o Rio Grande do Sul, a Feincartes será um grande ponto de arrecadação de materiais de higiene pessoal, fraldas geriátricas e infantis, que serão destinados aos irmãos do Estado vizinho.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar