Arquitetos Fábio Vitorino e Laís Forte lançam um novo escritório e fortalecem a assinatura sofisticada e funcional

Arquitetos Fábio Vitorino e Laís Forte lançam um novo escritório e fortalecem a assinatura sofisticada e funcional

Ir além do que se fala e decifrar o desejo do outro. Para o arquiteto Fábio Vitorino, estas palavras se encaixam perfeitamente na definição de sua profissão, escolhida de forma orgânica e natural. Aos 15 anos, o florianopolitano já rabiscava desenhos de móveis nos cadernos da escola. Nascia desta forma o profissional que vem traçando nos últimos anos um caminho premiado e reconhecido no concorrido mercado catarinense. Entre as novidades da temporada, estreia seu novo escritório, agora ao lado da esposa e arquiteta Laís Forte.

Retornando em sua trajetória, antes mesmo de ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Fábio buscava conhecer programas de computador para fazer modelagem 3D. Ainda não sabia que encontraria o tema nas disciplinas da graduação.

“Durante a faculdade, o interesse por interiores também foi surgindo de forma natural, fazendo cursos particulares extracurriculares. Pois as faculdades de Arquitetura acabam não focando muito em interiores”, relembra.

Nos corredores da Udesc também formou-se, além da amizade, uma sociedade produtiva com os colegas de academia. Junto com eles participou do Archathon, o maior concurso de interiores do setor, e levou como premiação a criação de um ambiente na edição de 2017 de uma mostra de arquitetura na capital catarinense. O referido projeto faturou os prêmios de  melhor projeto eleito pelo público e o mais original escolhido pelo júri técnico.

Das coincidências da vida, no final da sociedade, a então namorada Laís foi aprovada em um mestrado na Universidade de Coimbra, em Portugal. Era 2020 e o casal decidiu migrar para o país europeu para as aulas presenciais. Não sem antes dizer o “sim”. Embarcaram em lua de mel para uma nova fase de estudos e trabalhos. A sociedade pessoal e profissional estava criada e de lá atenderam remotamente a clientela no Brasil.


“Os clientes nos procuram pela sofisticação nos projetos. Eu diria que nossa linha de projeto é muito pensada no cliente e seus desejos, realizamos o projeto exclusivo e personalizado para o perfil de cada um. O sucesso de um projeto está em entender e captar a essência do que ele deseja mesmo que não saiba expressar ou que tenha vergonha de falar o que deseja”, aponta Vitorino ao falar sobre a atuação da dupla. 

Nesta edição da CasaCor SC Fábio e Laís estão concretizando sua união profissional em um momento único para ambos, pensado a quatro mãos: o lançamento oficial do Studio Allure – Arquitetura para o seu modo de olhar. 

Fábio explica esta nova fase: Allure é um termo em francês que significa o modo particular de "olhar" de cada um de nós, o que reflete a nossa natureza. Projetamos  de acordo com a maneira em que os clientes enxergam a vida no momento, captamos as particularidades - aquelas que devem estar contempladas em um bom projeto, unimos ao nosso background na arquitetura e o resultado são espaços únicos, que definem exatamente a  essência de quem vai ocupá-los”, sintetiza o conceito e o espírito criativo do escritório.

Esta "transformação" a que o arquiteto se refere está intimamente ligada aos projetos criados pela dupla nos últimos tempos. Como exemplos, clientes que passaram a viver a solteirice depois dos 50 anos de idade; casais que tiveram uma gravidez surpresa e precisam reformar a casa para receber um novo integrante; ou casais de aposentados que passaram a curtir a vida na praia. Ou seja, todos em movimento, rumo ao novo.

Laís completa: “São fatos reais. Cada cliente com seu modo de olhar a vida no momento. Uma das coisas que mais gosto na profissão é conhecer histórias de vida e contribuir para isso”. 

Atualmente, os profissionais atendem clientes no sul e sudeste do país. Para estarem alinhados com este público, é necessário ampliar os horizontes e fugir do óbvio:

“É muito importante pensarmos além do que temos no cenário nacional, buscando estudar referenciais e inspirações a nível internacional para os projetos. As grandes inspirações, muitas vezes, saem do tradicional, vindo também de segmentos de outros ramos, como automotivo, joalheria e confecção de luxo, onde prezam por um altíssimo nível de entrega nos acabamentos, exclusividade e atendimento”, finaliza Laís. 

Crédito da foto: Genevieve Bernardoni



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar