O surfista, membro da diretoria da Associação de Surf de Balneário Camboriú (ASBC) e um dos sócios da Pro Surf Coaching, Ed Amorim, explica que Vera e Figue estão correndo risco sério de não participar mais do mundial da ISA PARASURF 2024. “Isso por conta de um apoio que não receberam por parte da CBSURF (que também foi pega de surpresa e está desprovida), a entidade responsável pela condução da equipe brasileira de parasurf, que é composta por 12 atletas e a comissão técnica que este ano terá apenas um integrante.
Teco Padaratz, presidente da CBSURF, falou que informou aos atletas há alguns dias que não haveria mais apoio (prometido há meses), pois o surf paraolímpico não estaria mais nas próximas olimpíadas nos EUA. A decisão foi da comissão dos jogos olímpicos de Los Angeles, que preferiu outras modalidades ao invés de apoiar o parasurf como esporte de exibição para debutar ao invés do surf”, explica.
Com isso, foi um efeito dominó passando pela tutela do COI, ISA e CBSURF, chegando aos atletas como uma bomba, deixando todos desesperados, pois o custeio previamente acordado já não existe mais, com isso os custos de transporte, hospedagem e alimentação estão a partir de agora por conta e risco de cada um dos atletas, que competiram em eventos classificatórios recentemente descapitalizando e terminando com suas economias. “Apenas as inscrições serão pagas pela Confederação Brasileira de Surf, todo o resto tem que ser levantado em duas semanas sob o risco de todo o trabalho feito pelos atletas não ser colocado à prova no evento”, acrescenta.
Para que isso não ocorra, a Associação de Surf de Balneário Camboriú e a Pro Surf Coaching lançam campanha em busca de angariar fundos através de doações espontâneas ou na forma de patrocínio. “Lembrando que toda ajuda será muito bem-vinda e que quem ajudar estará auxiliando dois atletas que irão representar o Brasil e Balneário. Ambos têm total chance de voltar com um novo título, já que o Figue Diel é o defensor do título, enquanto a Vera Quaresma atualmente é a vice campeã mundial e corre atrás do inédito título mundial”, completa Ed.
Como ajudar
Quanto precisam: R$30.000.00
Para cobrir custos: Transporte, hospedagem e alimentação dos dois atletas
Como participar?
PIX CNPJ Figra 38469991000129 (Administrador)
Como funcionará?
Do 100% do valor integral arrecadado será dividido em 2 partes iguais com 50% para cada atleta.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar