A cada novo ano, a CASACOR apresenta um tema base, que serve como um território de inspiração para nortear as criações dos profissionais envolvidos e fazer refletir/reverberar sobre o contexto contemporâneo vigente. Em 2023 não será diferente. "Corpo & Morada" já desperta ideias e leituras no elenco confirmado para a exposição dos 26 ambientes da mostra catarinense em Balneário Camboriú, sediada no The Spot One , novo residencial erguido pela AJRealty, incorporadora da Almeida Junior, anexado ao Balneário Shopping. As obras já começaram no endereço.
A equipe curatorial da CASACOR debruçou-se sobre o impacto dos últimos acontecimentos: a chegada de um vírus persistente, uma guerra em campo, o desarranjo e incertezas das economias globais, intolerância e os efeitos dramáticos das mudanças climáticas. Elaborou o Manifesto 2023 para expressar "o alerta para o fato de que o mundo adoeceu por falta de cuidado. Do micro ao macro, tudo parece pedir atenção para compor uma nova cartografia de cura, afeto, esperança".
A partir do mapeamento do tema, a agência Sharp Inteligência Cultural entrou em ação e desenvolveu uma primorosa pesquisa comportamental, enumerando os objetivos da marca às necessidades da comunidade, para assim estabelecer micropilares criativos.
"Após esta etapa, aplicamos o método de cocriação, unimos um time de experts dentro de áreas de atuação do universo da CASACOR para além da arquitetura (arte, moda, mercado de luxo, cultura, sustentabilidade + arquitetura e design). Com o objetivo de trazer uma camada mais profunda e personalizada para a estratégia da campanha de 2023", contam Patrícia Gianini líder de estratégia na Sharp Inteligência Cultural e Arquiteta e Urbanista e Gabriela Campos, pesquisadora criativa e planejadora estratégica.
Partindo deste estudo, dois lugares ficaram bem evidentes no momento pós-pandêmico. "Nos apoiamos em comportamentos que podem continuar a escrever novas narrativas de maneira longínqua, capazes de desdobrar novas dinâmicas do existir. Uma é o fato de reconhecermos o corpo enquanto instrumento capaz de criar novas vivências do agora e com intuito de tornar as memórias um fator determinante para a garantia das subjetividades. Na segunda leitura de futuro, trouxemos a frase do célebre cineasta senegalês Ousmane Sembene que diz "A Europa não é o meu centro": aqui a discussão gira em torno do reconhecimento de dinâmicas do sul global como pilar estruturante de coletividade", aprofundam o debate.
O território subjetivo
Quando tudo parece desmoronar, o ser humano busca um porto seguro. Uma conexão interior, memórias e um solo confiável para pisar. Segundo a agência, esse mergulho para o ser/corpo, enquanto principal agente de resgate desse lugar seguro, se materializa na casa enquanto extensão e revela vivências, ancestralidade e leituras do mundo como recursos de salvaguarda em momentos de turbulência. "É a ideia de maximização das subjetividades como subterfúgio essencial da autonomia do ser", destaca a dupla.
"O corpo é a morada da alma. É o instrumento de ação e manifestação dos nossos desejos: é o que é capaz de expor um pouco do que confessamos internamente. Dar ao protagonismo do corpo é cuidar dessa estrutura onde o que de verdade somos mora. O corpo é a nossa primeira e principal casa, esse fato faz com que tenhamos uma relação direta com a arquitetura e com a mostra. Somos casa."
SHARP Inteligência Cultural
Edição BC confirma elenco 2023
Em fase de obras, os 26 ambientes da mostra catarinense em Balneário Camboriú começam a ser transmutados. O grupo de protagonistas deste Manifesto "Corpo & Morada", que será apresentado ao público visitante de 21 de maio a 2 de julho, está formado. Acompanhe abaixo a lista completa:
-
Roberta Zimmermann
-
Maria Cristina Iglesias
-
Roberta Zimmermann
-
Natália Xavier
-
Daniela Schmitt
-
Geovani Capelina + Galeria Kossatz
-
Francielle Iost
-
Leandro Sumar
-
Rafaela Heloise Rosa e Keli Cristina Camara Maksimiuk
-
Vanessa Roberta Schmidt
-
Marice Gandin e Manuela Dal Pizzol de Melo
-
Jennifer Ryberg e Doris Poli Bortoni
-
Eluize Mendes e Maria Ondina Garcia
-
Gabriela Herde
-
CASAdesign Studio
-
Bianca Reig
-
Bianca kestering
-
Fabiana Gorgisk Werner e Jamile Fengler Dietterle
-
Escritório Indi Arquitetura
-
Klaxon Arquitetura
-
Claudio Saladini, Letícia Vieira e Roberta Zimmermann
-
Laccy Silva
-
Ágata Cipriani
-
Lia Hermann
-
Nando Machado
-
Jeferson Branco
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar