A 7ª edição do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul encerrou com a celebração das produções vencedoras do Troféu FESCINE, destacando filmes de diversas categorias que enriqueceram a programação cultural de Santa Catarina. O evento reuniu cineastas e produtores de todo o país e consolidou Jaraguá do Sul como um importante centro cultural no cenário nacional.
Este ano, o festival apresentou uma programação intensa e diversificada, incluindo mais de 60 produções de diferentes gêneros e formatos, entre curtas, médias, longas e videoclipes. A jornalista Renata Boldrini foi a apresentadora oficial e conduziu o evento que teve sessões no Teatro SCAR e transmissões ao vivo pelo YouTube, onde mais de 20 mil pessoas acessaram os conteúdos. Além das exibições, o público contou com bate-papos e workshops com renomados profissionais do mercado audiovisual, como Fábio Brandão, diretor do Big Brother Brasil, e a produtora Bia Ambriogi, conhecida por trabalhos como Tropa de Elite e Dois Filhos de Francisco. Esses encontros permitiram discussões aprofundadas sobre produção de conteúdo e distribuição independente do audiovisual brasileiro.
Destaques da Premiação
O grande vencedor na categoria de Melhor Longa-Metragem foi o documentário carioca Cadê Você, que se destacou entre as produções concorrentes. Já o prêmio de Melhor Curta-Metragem foi para Algo sobre Ilda, um suspense/terror de São Paulo, que também venceu na categoria de Melhor Suspense/Terror, além de receber prêmios de Melhor Atriz para Nicole Cordery, Melhor Fotografiacom Rodrigo Prata e Melhor Montagem com Laura Magalhães.
Diversidade e reconhecimentos especiais
Outras premiações valorizaram a diversidade temática e estética. O curta A Última Foto, de São Paulo, foi o ganhador na categoria Melhor Diversidade. Já Zoya, do Rio de Janeiro, destacou-se como Melhor Experimental, além de conquistar os prêmios de Melhor Trilha Sonora e Melhor Som Direto.
Aclamado pela crítica, o longa Neirud, dirigido por Fernanda Faya, recebeu o prêmio de Melhor Direção. Na categoria de Melhor Comédia, o curta Papelada, do Distrito Federal levou a premiação.
O Festival de Cinema de Jaraguá do Sul é realizado pelo Instituto CAI – Centro de Artes Integradas, e conta com o apoio de importantes parceiros e da iniciativa privada. Com uma proposta inclusiva e democrática, o festival tem se destacado ao permitir a participação de cineastas de diferentes perfis, desde amadores até profissionais, e por manter a temática livre, o que o diferencia de outros festivais no Brasil.
A trajetória do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul é um exemplo de perseverança e inovação, consolidando-se como um espaço essencial para a expressão artística e o desenvolvimento do cinema no Brasil.
Isaac Hunna
Produtor independente, o argentino Isaac Huna, radicado no Brasil há 37 anos, foi o criador do desenho infantil Turma da Xuxinha, em 1997, é o idealizador e membro da Comissão Organizadora do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, e produtor do ousado seriado de thriller, ENTES PARALELOS, a nível nacional. Além disso, Isaac também é membro do Conselho Cultural da Concultura da SECEL, que faz parte do Conselho Municipal de Cultura, da Secretaria Cultura, Esporte e Lazer, de Jaraguá do Sul.
Confira a lista completa dos premiados no 7º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul:
Categorias com o Troféu FESCINE
Melhor Longa-metragem: Cadê Você
Documentário (RJ)
Melhor Meia-metragem: Esta Noite Seremos Felizes
Drama/ficção (RJ)
Melhor Curta-metragem: Algo sobre Ilda
Suspense/terror (SP)
Melhor Animação: Anacleto, o balão
Curta-metragem/terror (PR)
Melhor Documentário: Rosa
Curta-metragem (RJ)
Melhor Ficção: Oração à vácuo
Curta-metragem /ficção (GO)
Melhor Suspense/terror: Algo sobre Ilda
Curta-metragem (SP)
Melhor Experimental: Zoya
Curta-metragem/ficção (RJ)
Melhor Videoclipe: Fake News (DF/SP)
Melhor Direção: Fernanda Faya
Longa-metragem /documentário: Neirud (SP)
Melhor Ator: Othon Bastos
Média-metragem Drama/ficção (RJ): Esta noite seremos felizes
Melhor Atriz: Nicole Cordery
Curta-metragem Suspense/terror: Algo sobre Ilda (SP)
Melhor Comédia: Papelada
Curta-metragem (DF)
Melhor Diversidade: A última foto
Curta-metragem/drama (SP)
Melhor Drama: Esta noite Seremos Felizes
Média-metragem (RJ)
Melhor Direção Fotografia: Rodrigo Prata
Curta-metragem suspense/terror: Algo Sobre Ilda (SP)
Melhor Direção de Arte: Sarah Noda
Curta-metragem suspense/terror: Vão das almas (DF)
Melhor Roteiro: Luis Calil/Rodrigo Pinder
Curta-metragem /ficção: Oração à vácuo (GO)
Melhor Montagem: Laura Magalhães
Curta-metragem suspense/terror: Algo sobre Ilda (SP)
Melhor Figurino: Sandra Machado
Curta-metragem /drama: Paranóia ou Mistificação (SP)
Melhor Trilha: Reno Duarte
Curta-metragem ficção /experimental (RJ): Zoya
Melhor Som Direto: Rodrigo Gama
Curta-metragem ficção /experimental (RJ): Zoya
Na foto: Omar Forte (comissão organizadora), Robson Rodrigues (ator - SC), Isaac Huna (comissão organizadora), Fernanda Moreira
(atriz - SC), Maira Pereira (comissão organizadora) e Marli Forte (comissão organizadora).
Foto:
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar