Nova edição do projeto Circuito Cultural passará por Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Tijucas e Governador Celso Ramos

Nova edição do projeto Circuito Cultural passará por Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Tijucas e Governador Celso Ramos

Com a proposta de levar cultura e educação para as comunidades, o projeto “Circuito Cultural” está de volta para uma nova temporada. Com uma experiência única, em um espaço criado em um contêiner marítimo de 36m2, equipado com sala para cinema e biblioteca, o projeto oferecerá oficinas e apresentações artísticas de forma gratuita. Em 2024, o Circuito Cultural terá duas etapas, contemplando, inicialmente, as cidades de Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Tijucas e Governador Celso Ramos, a partir do dia 5 de setembro.


Uma das novidades da temporada será a realização de oficinas educativas para os participantes. “Além das atrações culturais, programamos ações incentivadoras para as comunidades, como marcenaria criativa, baú dos sonhos, brinquedos voadores, mosaico e reaproveitamento de materiais”, destaca a atriz Paula Farias, da Malagueta Produções.


O contêiner ficará três dias em cada cidade, onde ocorrerão sessões do projeto Museus Virtuais, sessões de cinema e apresentações culturais, como teatro com a Cia. Arco-Íris, Circo Flor, Cia. das Mareadas, Grupo Cirandela, Cia. Pequeninos, dentre outras, Contação de Histórias com a Palhaça Malagueta e apresentações musicais com a banda de Pífanos e Atrapa Trupe. Além da programação de teatro e contação de história, o contêiner do Circuito Cultural oferecerá uma biblioteca com mais de 200 livros, jogos de tabuleiro e espaço de cinema.


Incentivo


Para esta edição, o Circuito Cultural conta com a junção de duas grandes empresas catarinenses, a Portobello e a Cassol Centerlar, que possuem em comum um único propósito: a democratização do acesso à cultura, por meio da destinação de parte de seus tributos para viabilizar a realização desta ampla programação gratuita.


"Para nós da Portobello, sustentabilidade significa ter consciência de nossas ações, dos impactos de nossas escolhas e assumir o protagonismo de sermos parte integrante da sociedade e do ecossistema no qual vivemos. É criar conexões transparentes, inspiradoras e engajadoras com nosso ecossistema, valorizando as pessoas e sendo um agente de transformação nas comunidades onde estamos inseridos. Por isso, estamos muito felizes por estarmos ao lado de grandes parceiros como a empresa Cassol, incentivando a cultura catarinense. Acreditamos que através da educação, sustentabilidade e cultura podemos construir um futuro onde todos possam evoluir, juntos”, destaca Scheila Orlandi, coordenadora de sustentabilidade Portobello Grupo.


Já para o Gerente Geral Digital da Cassol Centerlar, Leonardo Foresti,  apoiar projetos culturais é um compromisso e uma responsabilidade social da empresa.“Para nós da Cassol Centerlar é uma forma de contribuir para uma comunidade mais rica e vibrante por meio da valorização da arte e do talento local. Estamos entusiasmados em colaborar junto com a Portobello e parceiros em um projeto que fortalece a comunidade e inspira através da cultura”, destaca.


A segunda etapa do projeto passará pelos municípios de Lages, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville e São José, em data ainda a ser confirmada. O Circuito Cultural é uma realização da Malagueta Produções; apoio institucional Instituto Maratona Cultural; patrocínio da Cassol Centerlar e Portobello, por meio do PIC - Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina.



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar